Renove a mente, transforme a vida!

Mais lidas

Que lembranças você tem de quando aceitou Jesus como Salvador? Conhecer a graça maravilhosa de Deus, Jesus com seu infinito amor, misericórdia e perdão, é algo inesquecível. No arrependimento de nossos pecados, sentimo-nos limpos pelo sangue de Jesus e somos profundamente tocados pelo Espírito Santo. Sendo este o melhor momento de nossas vidas, aceitamos a Jesus Cristo pela fé.

Experiência única, inconfundível e inexplicável em palavras humanas. Após recebermos Jesus Cristo como Salvador, nós deixamos a maior parte de nosso comportamento anterior; o que fazíamos, não fazemos mais. Mudanças de hábitos, amizades, vestimentas e tudo o que é considerado mundano, ou seja, abandonamos costumes e comportamento que não agradam a Deus. Apesar de todas estas mudanças serem importantes em nossa vida cristã, o apóstolo Paulo nos alerta para que não sejam somente em nosso comportamento e costumes, mas, principalmente, em nossos pensamentos.

Seremos verdadeiramente transformados quando renovarmos e reeducarmos nossa maneira de pensar.  É relevante percebermos que, quando estamos conformados com este mundo, vamos tomando a forma e aceitando valores e comportamentos impostos pela sociedade contemporânea que estão em desacordo com a Palavra de Deus. Para sabermos o que desagrada ao Senhor e, portanto, nos afasta dEle, é necessário que tenhamos conhecimento bíblico. Então, é indispensável estudar, meditar e ter pessoas abalizadas que nos ajudem a crescermos no conhecimento da Palavra de Deus. Por outro lado, quando buscamos ao Senhor em oração, jejum e consagração, somos levados a crescer na graça de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (2Pe 3:17).  Que peso nos causa vivermos aborrecidas, pensando mal das pessoas, sentindo raiva, planejando o que responder ou fazer para nos vingar? Que sofrimento temos quando queremos o que é do outro, mas não podemos ter? Ou quando desejamos que o outro perca tudo o que tem? E que desgaste nos causa quando queremos aquele cargo que é de outra pessoa? Ufa! Isso é muito estressante e não é isso que o Senhor tem para mim e nem para você.

Para não nos amoldarmos aos padrões deste mundo mas termos nossa mente transformada e renovada, sendo capazes de conhecer e experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm 12:2), gostaria de convidá-la a permitir que o Espírito Santo invada todo o seu coração; que Ele invada todo o seu ser e transborde invadindo seu modo de pensar e por consequência seu modo de agir. Isto resultará em: pureza de pensamentos, pois deixaremos de pensar o mal; pureza nas palavras, pois deixaremos de usar palavreado baixo, que ofenda ou magoe, assim como palavras com más intensões; pureza nas atitudes, pois faremos ao próximo o que queremos que nos façam. Deixaremos de sentir inveja e almejamos o bem do outro. A fidelidade será inerente a nós em relação a todas as pessoas: marido, familiares, patrão, amigos, a Deus acima de tudo e em qualquer situação a nossa volta.

Minha querida, você imagina algo que possa renovar, reeducar e redirecionar nossa mente mais do que sermos totalmente dominadas pelo Espírito Santo? Pois, o fruto do espírito não produz apenas qualidades morais, mas algo é divinamente produzido em nós pelo Espírito Santo. Podemos compreender, assim, que uma vida espiritual plena vai muito além da nossa capacidade humana, pois vamos sendo transformados segundo a natureza divina. Conhecendo o amor de Cristo seremos cheias de toda a plenitude de Deus (Ef 3:19). Temos o livre arbítrio. Podemos escolher. Dando preferência ao bem, o Espírito Santo agirá e o fruto do espírito produzirá algumas características em nós. Amor é a base para todas as demais virtudes espirituais. Consiste em querermos para o outro aquilo que queremos para nós mesmos. Alegria é resultante do senso de bem-estar espiritual, pela correta relação com Deus; Ele nos enviou seu filho Jesus para nos salvar, e alegrar nossos corações. Paz é o oposto ao ódio, à contenda e à inveja. Justificados por nosso Salvador Jesus Cristo temos paz com Deus mediante a fé (Rm 5:1). Nossa mente e a alma têm paz pela confiança do acolhimento do Senhor a nós. Através do Espírito Santo desfrutamos, em qualquer situação, a paz de Deus, que excede todo o entendimento (Fp 4:7). Longanimidade é suportarmos as provocações e fragilidades dos outros, dominando a ira, com a paciência que o Senhor Deus tem para conosco. Benignidade é ser gentil com o próximo. Não devemos ser amargos ou inflexíveis. A gentileza e palavras suaves promovem conciliação (Pv 15:1). Bondade é a disposição de ajudar aqueles que estão em necessidade. Jesus em sua vida terrena nos demonstrou, exclusivamente, atos de bondade para com as pessoas. Fé não é uma simples crença, para nós evangélicos; é confiança em Jesus Cristo, resultante de uma experiência pessoal com Ele. Passamos a crer de coração e alma no que não vemos, mas acreditamos nas verdades espirituais. Mansidão é podermos tratar com submissão do espírito humano para com Deus e em seguida para com as outras pessoas. Resulta em não nos considerarmos superiores, mas sermos humildes reconhecendo o valor do outro. Temperança é o domínio próprio. Toda forma de autocontrole, autodisciplina sobre o próprio eu, para alcançarmos a vitória em Cristo (Gl 5:22,23).

Amada, pare por um momento e reflita o que compartilhamos até aqui. Estas qualidades todas são qualidades morais de nosso Deus e estão prontas a atuar em minha e em sua vida. Basta que estejamos unidas a Cristo, com o coração aberto a amá-lo e fazer Sua vontade. O que você acha de decidir dar espaço e tempo para o Espírito Santo dominar inteiramente, abundar e invadir todo o seu ser? Feche os olhos e sinta sua presença transbordando em seu coração, em sua mente e em sua alma! Descanse. Isto não é apenas um sentimento seu. É o agir de Deus! Você pode ter essa maravilhosa presença constantemente em sua vida. Basta dar lugar, assim você terá renovada a sua mente e transformado o seu viver.

Por Lídia Dantas Costa – casada com o Pastor Wellington Júnior, atual presidente da CGADB – Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil. Formada em Artes Plásticas e Teologia; Pós-Graduada em Terapia Familiar e de Casal; Pós-Graduada em Aconselhamento. ‪Coordenadora do Departamento Feminino e Círculo de Oração da Assembleia de Deus do Belém, em Guarulhos (SP) há 23 anos.

- Propaganda - spot_img

Últimas Noticias

- Propaganda -