Autoridade é um conceito fundamental para o processo educacional por isso os educadores precisam entender o significado da palavra e a correta aplicação na interação com as crianças.
O dicionário define autoridade como o “direito legal de se fazer obedecer” e também como “poder de mandar”. Como vemos a conhecida frase dos pais“quero que meu filho me obedeça!” está certa. Obediência é um direito dos pais e educadores em geral. O “poder de mandar” precisa ser exercido com firmeza, convicção e determinação. Não tenho visto isso nas famílias que tenho conhecido. Tenho visto dúvidas, insegurança, receio de não estar fazendo a coisa certa e…manipulação, muita manipulação. Exemplo: “se você for tomar banho compro aquele carrinho que você quer”. Que feio! Ensinar o filho a manipular!
Outra definição interessante de autoridade é “prestígio”, “influência” e “domínio” (de situações e não de pessoas). Essas características de quem exerce autoridade fazem parte da personalidade e do caráter e são conquistadas com atitudes adequadas que permitem que a criança reconheça o adulto com autoridade legítima e… obedeça! Você sabia que criança não tem problema em obedecer????
Surpreso???? Experimente exercer autoridade legítima com essas características e verá como é assim.
O que eu tenho observado são pais autoritários. Uma pessoa autoritária é déspota, arrogante, que se acha melhor que os outros e quer impor a autoridade pela força. Esse tipo de educador não consegue obediência.
Conclusão
Cabe a nós, educadores, mudar nossas atitudes e ver nossos pimpolhos mudarem também. Tudo isso para nossa alegria!!!!
Por Cris Poli é Argentina radicada no Brasil, tem 66 anos e dedicou 40 deles à educação infantil.