A arte de viver um dia de cada vez!

spot_img

Mais lidas

Todos nós gostaríamos de poder abrir um livro ou um iPad, onde tudo o que nos espera estivesse escrito, para podermos nos programar para os dias futuros. Vivemos o hoje, gostaríamos de mudar o passado, mas seria ótimo poder conhecer o que nos espera nos próximos dias ou anos.

Minha pergunta é: Seria ótimo mesmo? Ter a antecipação das bençãos traria imensas alegrias! Mas saber de antemão dos dissabores, traições e desventuras que nos aguardam, poderia alterar nossa saúde física e emocional!

Você, certamente, conhece este texto bíblico: “Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir? ’ Pois os pagãos são que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal”. (Mateus 6.27-34).

Só Deus conhece nosso futuro. Quando vivemos uma vida íntima com Deus, eventualmente ele nos revela fatos ou eventos importantes que vão acontecer em alguma área da nossa vida. Mas é só eventualmente, pois ele nos dotou de livre arbítrio para gerarmos as escolhas diárias, que vão refletir em nosso futuro próximo e/ou distante.

Em um mundo com tantas incertezas, é reconfortante saber que Deus não perde o controle das situações. E quando deixamos nossa vida nas mãos dele, ele dirige cada um dos nossos passos, em cada dia de nossas vidas: Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos. “O coração do homem considera o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos”(Provérbios 16.9).

Devemos planejar nosso futuro. Precisamos planejar o cardápio do lar, as compras domésticas mensais e as férias anuais da família. Há que se organizar a casa, os estudos dos filhos e os afazeres do lar. Toda empresa precisa de metas, planejamento e organização. Contudo, uma vez que tenhamos feito o que nos cabe, precisamos aprender a descansar, nos ocupando apenas do que podemos resolver a cada dia.

Podemos descansar em Deus. Portanto, reserve um bom horário do seu dia para conversar com Deus, definindo com ele o que você deve fazer, e pedindo graça para se ocupar de fatos dolorosos ou trabalhosos no seu dia a dia. Deus quer ajudar você com a sua agenda de compromissos, mas também deseja aliviar você das cargas de ansiedade e preocupação que você não precisa carregar. E é nesta hora que você ainda pode fazer melhor: lançar sobre Deus as suas ansiedades, ciente de que Ele tem o futuro nas mãos, é fiel para cumprir o que promete, tem prazer em satisfazer os desejos do seu coração, e tem cuidado de você!

Viva um dia de cada vez. Aproveite as bençãos de hoje, e aprenda com os desafios de hoje. Supere os problemas de cada dia, vença suas limitações diariamente, e esmere-se para amadurecer cotidianamente. Ore como Moisés: Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria. (Salmos 90.123).

Conte os dias, todos eles. E alcance a sabedoria necessária para construir a importante arte de viver um dia de cada vez!

Por Elaine Cruz (psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar)

- Propaganda - spot_img

Últimas Noticias

- Propaganda -