SAIBA QUAIS SÃO AS CIDADES MENOS EVANGELIZADAS DO BRASIL

spot_img

Mais lidas

Segundo pesquisa Datafolha, publicada em janeiro do ano passado pelo jornal “Folha de S.Paulo”, 50% dos brasileiros são católicos, 31% evangélicos, e 10% não possuem religião. A pesquisa – realizada nos dias 5 e 6 de dezembro de 2019, com 2.948 entrevistados em 176 municípios de todo o país – aponta, ainda, que as mulheres representam 58% dos evangélicos e 51% dos católicos.

Ocupar a segunda posição entre as maiores religiões do país tem grande significado, já que antigamente a Igreja católica ocupava a condição de monopólio e pilar da sociedade e era conhecida como “a religião dos brasileiros”. Segundo o artigo Distribuição espacial da transição religiosa no Brasil, publicado em 2017 no site Scielo, “A presença dos chamados “evangélicos de missão” aumentou ao longo do tempo, mas o crescimento expressivo das filiações protestantes só adquiriu expressão de ameaça à hegemonia católica após as sucessivas ondas de crescimento das denominações pentecostais que ocorreram a partir do início do século xx.”

Ainda segundo os autores do artigo é possível perceber que “os cristãos (católicos apostólicos romanos + evangélicos tradicionais e pentecostais) são o grupo religioso amplamente majoritário. Mas o aumento da pluralidade religiosa fez o percentual de cristãos cair de 97% em 1970, para 89,3% em 2000 e para 86,8% em 2010. Além disso, dentro desse grupo há um movimento acelerado de queda dos católicos e de crescimento dos evangélicos.”

PERCENTUAL DE EVANGÉLICOS NO BRASIL

Ainda segundo o levantamento do Datafolha, a região Norte aparece com o maior número de evangélicos em relação às demais regiões do país, com 39%. Em seguida, está o Centro-Oeste com 33%, o Sudeste com 32%, o Sul com 30% e o Nordeste com 27%.

Mesmo com dados e informações bastante relevantes sobre a religião evangélica no Brasil, que faz o nosso país ser considerado “alcançado”, é importante ressaltar que existem diversas cidades que ainda não conhecem o evangelho.

Segundo informações do portal Povos e Línguas:

309: esse é o número mínimo de cidades brasileiras com menos de 5% de cristãos evangélicos.

24: esse é o número mínimo de cidades brasileiras com menos de 2% de cristãos evangélicos, que corresponde a cerca de 84 mil pessoas, sendo que a localização desses municípios é: um em Santa Catarina, um em Minas Gerais, dois no Piauí, dois em Alagoas, dois na Paraíba e 15 no Rio Grande do Sul.

ESTADOS MENOS EVANGELIZADOS DO BRASIL

Ainda segundo informações do portal Povos e Línguas, o Piauí e o Rio Grande do Sul são os dois estados menos evangelizados do nosso país, respectivamente.

O Piauí tem 9,7% de evangélicos, sendo que 24% dos 224 municípios possuem menos de 5% de evangélicos. São 52 cidades abaixo desse grupo. Nesses casos estão os municípios de José de Freitas, Palmeirais e São Miguel do Tapuio.

JOSÉ DE FREITAS

População*: 38.005 habitantes

Área: 1.538,176 km²

PALMEIRAIS

População: 14 539

Área: 1 499,2 km²

SÃO MIGUEL DO TAPUIO

População: 17 662

Área: 4.988 km²

Já o Rio Grande do Sul, é o estado com o maior número de municípios com menos de 5% de evangélicos: 55 – mesmo tendo 18,3% da população declaradamente cristã evangélica. Dos 55, 48 têm menos de 5 mil habitantes. Os municípios que seriam base aqui são os de Arvorezinha, Coronel Pilar e Fagundes Varela.

ARVOREZINHA

População: 10.423

Área: 271.643 km²

Foto Coronel Pilar

CORONEL PILAR

População: 1.725

Área: 105.447 km²

Cidade Fagundes Varela

FAGUNDES VARELA

População: 2.741

Área: 134.291 km²

Uma característica comum desse grupo de municípios é o fato de serem cidades pequenas. Assim como afirma o missionário Luis André Bruneto, autor do texto do portal Povos e Línguas, do qual algumas informações foram retiradas para a construção desse texto, observar essa característica pode ser um ponto de partida para traçar uma estratégia com o objetivo de cumprir o maior propósito e missão da Igreja de ir por todo o mundo e fazer discípulos de todas as nações (Mt 28.19).

Por Radar Missionário

- Propaganda - spot_img

Últimas Noticias

- Propaganda -