Afeganistão completa 102 anos de independência

spot_img

Mais lidas

Segundo Portas Abertas, o país é o 2º na Classificação a Perseguição Religiosa 2021

Afeganistão completa 102 anos de independência

O Afeganistão, localizado na Ásia Central, conquistou independência do Reino Unido em 19 de agosto de 1919, após a Terceira Guerra Anglo-Afegã e com a assinatura do Tratado de Rawalpindi. O país faz fronteira com Irã, Turcomenistão, Uzbequistão, Tajiquistão e China.

O Talibã assumiu o controle da capital Cabul e impôs a sharia – conjunto de leis islâmicas – de 1996 à 2001, quando foi expulso do poder pela invasão militar liderada pelos Estados Unidos. O fato ocorreu após o atentado de 11 de setembro. A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) assumiu a responsabilidade pela manutenção da segurança no país em 2002. Nesta semana, o Talibã novamente assumiu o controle do país e a nação foi completamente tomada pelo grupo extremista. Os jihadistas invadiram a capital Cabul, tomaram o poder do Palácio Presidencial e declararam fim à guerra de 20 anos. Os meios de comunicação divulgaram vídeos de populares no aeroporto tentando embarcar para fugir do país.

Oficialmente, não há cristãos no Afeganistão de maioria muçulmana. Os cristãos ex-muçulmanos nativos se escondem ao máximo. Existem pequenos e isolados grupos de seguidores do cristianismo, mas não existe nenhuma igreja, seja de estrangeiros ou de nativos.

Por Portas Abertas

- Propaganda - spot_img

Últimas Noticias

- Propaganda -