Levante-se!

spot_img

Mais lidas

“Cessaram as aldeias em Israel, cessaram; até que eu, Débora, me levantei, por mãe em Israel me levantei.” Juízes 5.7 

No livro de Juízes, no capítulo 4, lemos a história de uma mulher que se diferenciou das outras mulheres da época. Débora era mulher, profetisa, esposa de Lapidote e juíza (Jz 4.4). A Bíblia não traz nenhum detalhe a respeito do marido de Débora, mas sim, no capítulo 4 e 5 está incluído tudo que conhecemos sobre Débora: era mulher que se levantou e fez a diferença no meio daquele povo. 

Com uma vida simples, Débora profetizava e ainda recebeu o cargo de juíza, pois atendia as pessoas ao ar livre, debaixo das palmeiras. Aquele era o seu escritório. Nada de luxo, mas ali Deus a usava. Pense um pouco sobre essa mulher. Será que ela sempre quis ser um ícone na vida daquele povo? Acredito que não, pois, a Bíblia não menciona anteriormente essa pretensão. Mas Deus a conhecia e tinha um chamado na vida dela, que logo depois, ela veio a compreender. Entenda que Deus tem os seus planos, mesmo que a nosso ver, sejam impossíveis de acontecer.

Mesmo sendo casada, não era o marido que tinha a função de juiz, mas ela. Isso nos ensina que, às vezes, até as mulheres casadas com homens cristãos, Deus só convida a mulher para um propósito específico. E, infelizmente, nem todos os maridos reconhecem o verdadeiro dom que a sua esposa tem. Acabam ficando enciumados ou não aceitam. Mas fica aqui um recado importante para eles: valorize quem você ama! Em nenhum momento percebemos que Lapidote tinha inveja ou ciúme da esposa, mas a apoiava. 

A vida de Débora já seria lembrada na Bíblia por exercer um lindo papel de ser a primeira mulher a ser juíza e a ocupar um cargo político. Pois, naquela época, os juízes eram os que lideravam o povo de Israel. Ela já seria exemplo de mulher influente, mas os planos de Deus eram maiores na vida dela. Pensou a mesma coisa que eu? Isso aí! Deus tem grandes planos para nós, precisamos conhecer e aceitar tudo aquilo que Ele planejou. Isso implica mesmo se está tudo bem. Se Deus tem coisas maiores, a hora vai chegar e nada nem ninguém vai impedir de os planos Dele acontecerem na minha e na sua vida. Creia!

Débora mandou um recado para Baraque que, certamente seria garantido a vitória. Mas Baraque, mesmo com sua experiência em guerras, não aceitou de imediato a oferta de Débora, mas disse que só iria se ela fosse o acompanhando. Naquele momento, ela foi sábia e usada por Deus, profetizou que o inimigo seria destruído, mas a honra não seria dele, e sim, de outra mulher. Que história! Exatamente isso que aconteceu se você continuar a leitura em Juízes 4. Jael foi outra mulher que, com muita ousadia, matou Sísera. Assim a profecia de Débora se cumpria. 

A história de Débora tem muito a nos ensinar e, no capítulo 5 de Juízes, está apresentado a música que ela compôs e cantou ao mesmo tempo. Olha outro dom de Débora! Compositora e cantora. E em um dos versos ela diz que se levantou como mãe em Israel. Ninguém a convidou para ser “mãe em Israel”, mas foi ela mesma quem assumiu essa responsabilidade. 

Reflita nisso: Deus levou você para algum lugar não foi à toa. É necessário que você se levante! Exerça a maternidade espiritual e assuma esse compromisso. Ser mãe é sentir os movimentos do filho ou da filha dentro do ventre. Ser mãe é sentir dores, incômodos para dormir ou até para andar, mas está feliz por gerar o seu bebê. Ser mãe é sentir a pior dor do mundo que é de dar à luz, mas também vivenciar o melhor momento do mundo. Ser mãe é amar, é educar, é alimentar, é viver em prol deste filho ou filha que completou a sua família. Podemos destacar muitas atribuições ao papel de mãe e é assim que Débora se encontra como mãe. E você? Já pensou naquilo que precisa se levantar como mãe? Qual ministério você precisa exercer com amor e dedicação? Em qual local, Deus quer te levantar para salvar aquele povo? 

Não é fácil se levantar, mas precisamos. Assuma a responsabilidade que o Senhor tem para você. Levante-se para fazer algo para sua família. Levante-se na sua igreja para fazer uma missão ainda maior da que você exerce. Levante-se para marcar a sua geração. Levante-se para gerar, cuidar e amar pessoas que talvez ainda nem as conheça! Levante-se para responder ao IDE do Senhor! Seja como Débora levante-se para ser mãe em Israel!

Por Luciene Saviolli

- Propaganda - spot_img

Últimas Noticias

- Propaganda -