Como organizar a economia da minha casa?

spot_img

Mais lidas

Se você é daquelas que olham para a carteira já imaginando o que fazer para pagar tantas contas que não param de chegar, você precisa aprender a economizar!

Mas o que precisamos fazer para chegar ao final do mês com todas as contas pagas e ainda guardar uma graninha? Primeiro, identificar quais são as receitas e despesas que temos e somente depois aprenderemos como economizar.

O que são receitas? Tudo que você recebe: seu pagamento e benefícios que podem ser mensal, quinzenal ou diário. Já as despesas são todos os gastos que você tem durante o mês. Existem as despesas fixas, que são contas que pagamos mensalmente e não tem variação de preço durante um período. Por exemplo: aluguel, prestação do carro, escola dos filhos, faculdade, dentre outros. Também existem as despesas variáveis, que são contas mensais e podem alterar de valor de acordo com o mês. A lista é grande, mas vamos citar algumas: água, luz, celular, mercado, combustível etc. Ainda temos as despesas descartáveis que são as contas extras que fazemos durante o mês: almoço, roupas, cinema, salão de beleza, cafezinho etc.

Agora que aprendemos sobre receitas e despesas é hora de colocar tudo no papel, assim você terá uma visão ampla de como andam as finanças do seu lar. Feito isso, vem outra pergunta à sua mente: Como economizar? Pensando nisso, preparamos algumas dicas bem legais. Veja:

1 – Pague suas contas em dia!

Pode ser uma dica simples, mas não é. Após o vencimento, as contas recebem juros e multas. Dependendo dos dias de atraso, o valor se torna uma “bola de neve” e fica mais difícil você quitar a dívida.

2 pense antes de comprar!

Sabemos que comprar é uma maravilha, mas nem sempre podemos ter aquilo que nossos olhos desejam. Então, todo cuidado é pouco ao comprar. Pare e pense se você realmente precisa do produto. Será que ele está na sua lista de prioridades? O preço está valendo a pena você adquirir? Ofertas e promoções sempre nos atraem, mas não se deixe levar pelas emoções. Afinal, promoção tem todos os dias. Não se deixe enganar!  

3 – Use o cartão de crédito de forma inteligente!

Ele pode ser seu amigo ou o seu inimigo. Antes de usá-lo, lembre-se que apenas é um crédito até o dia do vencimento. Ou seja, anote todas as suas compras para não ficar surpresa na hora que chegar a conta. Outra dica é usar o cartão nos dias bons de compras. Isso significa usar preferencialmente após a fatura do mês estiver fechada, assim terá mais tempo para pagar o seu débito.

4 – Comece a fazer uma agenda mensal com todos os seus gastos!

Quando isso se tornar um hábito, você conseguirá descobrir onde está sendo o seu gasto excessivo e abrir mão de alguma coisa para economizar.

5 – Economize!

A palavra de ordem é essa. Alimentos, luz, água, tudo você pode usar de forma correta. Sair do ambiente e lembrar de apagar a luz é uma grande economia no final do mês. A mesma coisa é aprender a fechar a torneira do chuveiro, quando não estiver debaixo dele. E a comida? É hora de pensar não só no seu bolso, mas nas pessoas que estão passando fome. Nada de jogar fora a comida do seu prato, ok?

6 – Entretenimento!

Momentos de lazer são ideais para você e sua casa, mas engana-se quem pensa que isso é um gasto enorme. Aprenda a pesquisar em sua cidade os parques naturais, praias, museus, bibliotecas, atividades culturais e esportivas, e, principalmente, ao ar livre para desfrutar com sua família. Claro que nem sempre tudo é gratuito, mas vale a pena caminhar no calçadão da praia no finzinho da tarde ou no início da manhã. Use a sua criatividade!

7 – Tem sonhos? Estabeleça metas para conquistá-lo!

Nem sempre é fácil realizar um sonho. Às vezes é a casa própria, o carro novo, a viagem dos sonhos. Não importa qual seja, é possível realizá-lo! Basta estabelecer metas e objetivos. Comece colocando o que você precisa para realizar algum de seus sonhos e para isso faça uma poupança ou um simples cofrinho para colocar ali as moedas. Estabeleça um prazo, que pode ser: curto, médio ou longo prazo. E invista neste objetivo todo mês, mesmo que seja um valor pequeno, não deixe de poupar. Assim você conseguirá em algum tempo realizar o seu sonho!

Claro que essas dicas não terminam por aqui, mas é um bom começo para quem quer aprender a economizar e chegar bem no final do mês. Tem outra dica? Compartilhe conosco, teremos um enorme prazer em te ouvir. Até mais!

Por Luciene Saviolli

- Propaganda - spot_img

Últimas Noticias

- Propaganda -